{RE}CONGOLÂNDIA
Novembro 2020

Exposição

A 8ª Edição do projecto entitulado Cabana de Arte , do grupo BANGA trouxe como convidados o artista Angolano Thó Simões e o atelier DEL MEDIO representado por Michel Maldiny Z.G e Mafalda Peres Couto. Através do conceito que denomina esta mostra, {RE}CONGOLÂNDIA pretende {re}ciclar e {re}enquadrar a obra Congolândia de Thó Simões, por meio de um diálogo que propõe {re}centrar a obra na sua dimensão enquanto expressão, revelação e critica dentro da criação de um projecto arquitectónico-expositivo com a finalidade levar o visitante numa viagem onde livre de preconceitos e com confiança no desconhecido aprenderá a questionar a sua própria individualidade, compreendendo assim a mensagem vibrante que os habitantes deste reino antigo da Congolândia nos trazem.

Artista

THÓ SIMÕES nasceu em Malanje, Angola. Faz, arte urbana, performances, instalações, cinema e fotografia. Estudou arte, no Instituto Nacional de Artes e Cultura (INFAC) Luanda, Angola. Em 2001, exibiu pela primeira vez o coletivo “Os Nacionalistas” e continuou até hoje. Pesquisador, curioso por natureza. O magnetismo de Angola da África, a influência da cultura africana no mundo moderno é um manifesto no seu trabalho. Seus trabalhos, resultam também da pesquisa de heranças culturais ancestrais e línguagens urbanas modernas, sugere diálogos sugestivos socioculturais entre o passado, o presente e o futuro. Representatividade africana e sua influência global.

Arquitectos

DEL MEDIO é um projecto que se manifesta na forma de um atelier criativo multidisciplinar co-criado e co-fundado por Michel Maldiny Z.G e Mafalda Peres Couto.    A prática conceptualiza-se numa fusão entre a herança Africana, Europeia e Latino-Americana dos seus criadores e fundadores e constrói uma narrativa criativa que ultrapassa cronologias, culturas e sociedades ao habitar o campo da arquitectura, da arte e do design.