(EKUMBI) Eu sou o sol - as marcas perpetuadas em mim
Setembro 2020

Exposição

Ao pesquisar e conhecendo o artista pelas suas obras, vamos nos surpreender pelo seu grande talento em trabalhar com fotografia como só ele faz. Em suas fotografias podemos notar elementos muitos fortes e semelhantes como o enquadramento, a intensidade da luz, os contornos e silhuetas, momentos, as cores que mesmo com filtro a qualidade se mantem presente, terra, relações socias, pessoas, natureza e o elemento mais importante, o Sol.

 

Aqui, os arquitectos tomaram como ponto de partida o elemento sol, como parte de uma ideia a ser construida que envolvesse tanto o artista como o lugar escolhido para a localização do projecto (Tchitundo-Hulu), lugar este onde encontramos gravuras (sol) marcadas sobre as pedras que lá existem...

 

EKUMBI - Significa Sol na língua nacional Umbundu.

Artista

Jessé Balança António Manuel nasceu a 28 de Abril de 1988, Lubango província da Huíla, Angola. Formado em Engenharia Civil, fotografa desde 2012. Em 2014 conquista o prémio de campeão nacional de fotografias de rali "FotoRali 2014". O fotógrafo conta com quatro exposições colectivas, uma das quais em Photoville, New York, organizada pelo Instagram. No ano de 2016, teve uma das suas fotografias entre as seis finalistas de um concurso organizado pela TPS "The Photo Society" (colectivo de 170 fotógrafos do National Geographic). Em 2018 participou da expedição do National Geographic (Into the Okavango). Em 2019, mereceu destaque no site da organização (RED), com um dos 10 perfis de Fotógrafos Africanos a serem visitados no Instagram.

Arquitectos

Márcio Etivaldo Castelbranco Moreira, nascido em Luanda (Angola), natural da Ingombota. Formado em Arquitectura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Angola. Sempre teve interesse na mistura harmoniosa entre a natureza e o homem, buscando também o detalhe como configurador do carácter e da qualidade do construído com a sua envolvente

Sebastião Mendes Manuel, nascido em Malanje, licenciado em Arquitectura e Urbanismo, pela Universidade Metodista de Angola. Acredita que, o papel da arquitectura tem grande importância na resolução de muitos problemas sociais e que a introdução de novas tecnologias promovem a mitigação desses problemas. Interessa-se também em projectos de interiores , detalhes e a promoção da importância do papel do arquitecto.